Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Projeto SeLiga

Projeto SeLiga


ENTIDADE IDEALIZADORA

Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social - IDEAR, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú.



OBJETO GERAL

O programa SeLiga! tem por objetivo promover a inclusão digital da população de Maracanaú, por meio de capacitação e acesso às tecnologias digitais e a internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo local.

O telecentro oferece diversos serviços para escola e comunidade, entre eles, Oficinas de Informática, Acessos a Internet, Cursos à Distância, Seliga no Cinema e muito mais...

Acesso Gratuito!!!!!
Para inscrições procure o telecentro mais próximo da sua casa!!!!!!!!


O telecentro funciona com software Livre, incentivando a liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.




Sistema Operacional: Linux

Programas de Escritório: BrOffice (Editor de textos, Planilhas, Apresentações, etc.)
Navegador de Internet: Mozilla Firefox, Iceweasel.

  • OFICINAS DE INFORMÁTICA

Iniciação a informática


Objetivo:

Orientar o usuário de como ligar e desligar o micro, uso do mouse, reconhecimento das telas mais comuns e também as ferramentas mais utilizadas.

Público-alvo:
Pessoas que nunca tiveram contato com o computador.

Navegação na Internet

Objetivo

Apresentar os principais serviços disponíveis na rede mundial de computadores, funções de navegação na Internet, sites de pesquisas, correio eletrônico, e portais de educação a distância


Público-alvo:

Pessoas que que tenham participado da Oficina de Iniciação à Informática.

Formatação de textos

Objetivo:

Orientar o usuário a criar e salvar documentos, abrir um arquivo existente,exibir vários arquivos ao mesmo tempo,identificar as ferramentas de formatação,dentre outras práticas.


Público-alvo:
Pessoas que tenham participado da Oficina de Iniciação à Informática, e com
habilidade básica de leitura e escrita.

Eleboração de Currículo:




Objetivo:
Orientar o usuário na elaboração do seu currículo enfatizando suas habilidades, experiências profissionais e acadêmicas.





Público-alvo:

Pesso as que tenham participado da Oficina de Formatação de texto.


Elaboração de Orçamento



Objetivo:
Apresentar a ferramenta de planilha eletrônica como instrumento para elaboração de orçamentos em geral.



Público-alvo:

Pessoas que tenham participado da oficina de formatação de textos.




terça-feira, 29 de julho de 2008

CASA DO EMPREENDEDOR FACILITA A ABERTURA DO PRÓPRIO NEGÓCIO
















A assinatura do convênio para cooperação técnica com o Sebrae marcou a inauguração da Casa do Empreendedor, nessa terça-feira, 1°, no Feira Center.
No espaço, os candidatos a micro e pequenos empresários podem concretizar a vontade de abrir o próprio negócio. A unidade concentra um mix de serviços na área do empreendedorismo. O investidor, num só lugar, recebe orientações para o acesso ao microcrédito, abre empresas, participa de cursos e palestras sobre vendas, finanças e postura profissional, além de se inscrever em programas da Prefeitura que incentivam o empreendedorismo, como o Linha e Agulha e o Compre Maracanaú. Para isso, a Casa dispõe de amplo espaço com telecentro, biblioteca, videoteca e auditório. O coquetel servido na inauguração do espaço é um exemplo do apoio aos pequenos comerciantes, com a criação da União dos Panificadores do Município. Na oportunidade, foi anunciada a construção dos Centros de Treinamento para qualificação de costureiras.

Fonte: http://www.maracanau.ce.gov.br/site/ler_noticia.php?id=6736

MARACANAÚ NO CAMINHO DA INCLUSÃO DIGITAL

Maracanaú ganha três Centros de Inclusão Digital – CID´s. Instalados nas escolas Vinicius de Morais - Conjunto Industrial, Adauto Ferreira Lima - Conjunto Timbó e Comissário Francisco Barbosa, no bairro Boa Vista, beneficiarão cerca de 18 mil pessoas entre alunos das instituições de ensino e comunidade. Os Cid´s funcionarão nos três turnos durante todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana, com horários pré-estabelecidos para uso escolar e população. Os usuários terão acesso a oficinas de informática, cursos de educação à distância, cinema do projeto Se Liga, além do uso de internet para emissão de boletos bancários, pesquisas e acesso a e-mails. Cada centro funciona com três espaços: um destinado à biblioteca, outro para o funcionamento do telecentro com 10 computadores e o terceiro com uma sala de multimeios com retroprojetor, dvd e televisão. A inauguração dos CID’s faz parte de uma parceria entre Prefeitura de Maracanaú e Cefet, via Governo Federal.

COMSOLid

Nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorreu no CEFET Maracanaú o 1º Encontro da COMSOLiD - Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital.


A COMSOLiD é uma comunidade que desenvolverá eventos anuais com foco na Inclusão Digital tendo como mola impulsionadora o Software Livre.

O Processo de Inclusão Digital é o processo para democratizar o acesso às tecnologias da informação. A COMSOLiD criará condições para que esse acesso possa servir de ferramenta de transformação social dos novos usuários através da capacitação nos Telecentros.

Fomentando, criando e mantendo um mercado interno que seja capaz de absorver a mão-de-obra capacitada e qualificada a ser gerada, a COMSOLID fará com que a inclusão social não se perca na falta de acesso a um mercado preparado para recebê-la.

Sabe-se da grande relação entre Software Livre e Inclusão Digital, pois as ações desta vêm, em sua grande maioria, vinculadas ao Software Livre de forma intrínseca.

Desenvolver a cultura de Software Livre é um passo importante no processo de desenvolvimento da Inclusão Digital e este é o objetivo principal da COMSOLID.
A criação da COMSOLiD, dentro do CEFET CE, uma instituição de ensino com anos de experiência na formação de pessoal qualificado e com responsabilidade social, tem por ideal a formação e manutenção de um corpo técnico capaz de auxiliar na gestão das demandas associadas.




A adoção de Software Livre pela comunidade é um fator de transformação que deve ser esclarecido, planejado, implantado e suportado de forma sustentável. Os Eventos a serem realizados pela COMSOLiD servirão para motivar a comunidade a conhecer e usar Software Livre no seu dia-a-dia.

Mais informações visite o site:

http://www.comsolid.cefetce.br/

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Calculadora Quebrada

Calculadora Quebrada

Objetivo:

Nesse puzzle você deverá fazer os números pedidos utilizando uma cálculadora quebrada.


Para jogar click no link abaixo na figura.

 
Subir