Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BOLETIM DA PREFEITURA 2011


15 de fevereiro de 2011

PREFEITURA LANÇA EDITAL
PARA CONTRATO TEMPORÁRIO
A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania - SASC, está com inscrições abertas para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior, com habilidades específicas. Ao todo, 12 vagas estão sendo disponibilizadas para as funções de assistente social, pedagogo, orientador social e facilitador de esportes. Os profissionais serão contratados por seis meses, com a possibilidade de ter o contrato renovado pelo mesmo período, cumprindo carga horária semanal de 40 horas, com exceção do cargo de assistente social, com 30 horas semanais. Os salários chegam a R$ 1.850. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até a próxima sexta-feira, 18, na Coordenadoria Administrativa Financeira da SASC, situada no Centro Administrativo, na Av. II, número 150 - Jereissati I, em Maracanaú. Mais informações através do telefone 3521.5052. O quadro de vagas e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal da Prefeitura www.maracanau.ce.gov.br .(LQ)

MARACANAÚ DEBATE POLÍTICAS
PÚBLICAS NO COMBATE ÀS DROGAS
Maracanaú debaterá, no próximo dia 24 de fevereiro, o uso de drogas na Cidade, durante o “I Encontro do Pacto pela Vida”, realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas - Comad. Na oportunidade, serão debatidos, em grupos, os desafios para solucionar o problema, nos campos da prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao tráfico, tendo como base o Encontro Estadual, ocorrido em novembro de 2010. As discussões terão início às 8 horas, no auditório da Faculdade de Desenvolvimento do Nordeste – Fadesne – bairro Jaçanaú, em Maracanaú. O Comad foi criando em 2008, através de lei sancionada pelo prefeito Roberto Pessoa. A entidade possui 24 integrantes, representando os Poderes Executivo e Legislativo, Polícias Civil e Militar, Crede, Cefet-Maracanaú, Delegacia de Defesa da Mulher, Clubes de Serviços, Associações de Moradores, Instituições Particulares de Ensino e Organizações Não-Governamentais que atuem em causas relacionadas à prevenção no uso de substâncias entorpecentes e na recuperação de dependentes químicos. (EL)

ATIVIDADES NO POSTO DO HORTO
ABORDAM PREVENÇÃO DE DOENÇAS
O Município, por meio do Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde, realiza, até a próxima quinta-feira, 17, na Unidade de Saúde do Horto, atividades de prevenção à saúde. Durante a programação, que acontece das 8 às 16 horas, os usuários recebem orientações sobre os cuidados a serem tomados nos casos de doenças como dengue, calazar, febre amarela, gripe, tuberculose, hanseníase, viroses, bem como DST/ HIV/ Aids. Na oportunidade, também será abordada a importância da higiene ambiental e corporal para a saúde. O evento tem a coordenação da Secretaria de Saúde de Maracanaú em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – Uece. (ST)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BOLETIM DA PREFEITURA 2011


10 de fevereiro de 2011

BANCO PAJU FIRMA PARCERIA

PARA DESENVOLVER CURSOS

O Banco Comunitário de Pajuçara - Paju firmou parceria com a Petrobras para desenvolver, por dois anos, naquele Distrito, o projeto de capacitação “Aprendendo na Comunidade”. A iniciativa vai beneficiar 180 jovens com cursos variados e será dividida nas seguintes etapas: capacitação, financiamento, incubação e encaminhamento. As inscrições e o início do curso estão previstos para março. Segundo o coordenador do Paju, Eudasio Alves, no próximo dia 20 de fevereiro, representantes do banco estarão na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, recebendo capacitação para desenvolver o projeto. (já)

FUNDAÇÃO DE CULTURA

OFERECE CURSOS DE ARTES

A Fundação de Cultura – Funcult, da Prefeitura de Maracanaú, vai promover novos cursos relacionados à arte, em 2011. No primeiro semestre do ano, vão ser oferecidos cursos de violão, teclado, violino, marimbas e coral. A pré-inscrição começa na próxima terça-feira 15, no Centro Cultural Dorian Sampaio, que fica localizado à rua Edson Queiroz, n° 5, bairro Antônio Justa. O horário de atendimento será das 8 às 14 horas. (AF)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA

CASA DO EMPREENDEDOR

A Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú, realiza nesta quinta-feira, 10, uma consultoria coletiva com o tema “Divulgação”, que será realizada das 14 às 17 horas. A consultoria é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever na própria Casa do Empreendedor, localizada no Feira Center, munidos de RG e CPF. A Casa do Empreendedor tem uma programação contínua de palestras gerenciais, consultorias coletivas e cursos variados, além de emissão de RG e cadastro do trabalhador. Mais informações pelo telefone 3401.8001.(JA)

MAIS 18 CAMPOS ILUMINADOS

EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano - Seinfra, está intensificando as ações de iluminação nos campos de futebol do município, assegurando à comunidade conforto, segurança e um tempo maior para uso de seus campos de futebol. Em um ano, de janeiro de 2010 ao mesmo período de 2011, mais 18 campos de futebol receberam iluminação. O projeto também garante a construção de alambrados e redes de proteção. Com o beneficio gerado pela iluminação dos campos, a população também pode utilizar os espaços para caminhadas e outras atividades, no período noturno. (JF)

BOLETIM DA PREFEITURA 2011

9 de fevereiro de 2011

BANCO DE LEITE ABRE CAMPANHA

DE INCENTIVO À DOAÇÃO EM 2011

Maracanaú inicia hoje, 9, a I Campanha de Incentivo à Doação de Leite Humano do ano de 2011. O objetivo é mobilizar a sociedade para aumentar a captação do produto entre as mães da cidade. O leite será destinado aos bebês prematuros que estão internados no setor de Neonatologia do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda. Para doar, a mulher precisa estar saudável, não tomar medicação, não ter vícios e não pode ter doenças contagiosas, como hepatite e HIV. O Banco de Leite Humano também está arrecadando vidros transparentes de café solúvel ou maionese, com tampas plásticas, para armazenar o leite coletado entre as mães doadoras. A unidade também realiza coleta domiciliar. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3521-5545, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. (ST)

CRAS RECEBEM INSCRIÇÕES

AO PROJOVEM ADOLESCENTE

As inscrições para as 74 novas turmas do ProJovem Adolescente de Maracanaú já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 25, em um dos 8 Centros de Referência da Assistência Social – CRAS – existentes no Município. Os interessados devem ter entre 15 e 17 anos e estar cadastrados no Programa Bolsa Família. O ProJovem Adolescente de Maracanaú tem como objetivo fortalecer a família, além de promover o convívio social e comunitário através de atividades de socialização, além de oficinas culturais e esportivas. O ProJovem tem duração de 2 anos com encontros que acontecem 3 vezes por semana. Os adolescentes serão divididos em turmas de 25 alunos e terão as atividades no turno inverso ao da escola que frequentam. Para inscrições e mais informações, os CRAS estão localizados nos bairros Alto Alegre, Antônio Justa, Boa Esperança, Jereissati, Mucunã, Pajuçara, Parque São João e reserva indígena Santo Antônio do Pitaguary (LQ).

PREFEITURA REALIZA TRABALHO CONJUNTO

PARA COMBATER PONTOS DE LIXO NA CIDADE

A Prefeitura de Maracanaú, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, iniciou, na manhã de hoje, 9, uma limpeza nas imediações da chamada Curva da Viúva, que separa Maracanaú de Fortaleza, no bairro Mondubim. A limpeza está sendo feita em função de ponto de lixo criado no local, que vinha trazendo transtornos à população. O contingente operacional de ambas as Prefeituras, com o apoio da Secretaria de Obras do Maracanaú, entrou em ação para fazer a retirada dos resíduos, que serão destinados aos Aterros de Caucaia e Maracanaú. A atividade se estende até a próxima quinta-feira 17, com um revezamento das equipes de Fiscalização Ambiental das duas cidades e da Companhia de Polícia Militar Ambiental – CPMA, que ficam no local durante 24 horas, até o término da operação. A proposta é que, com esse sistema de vigilância, possam ser identificados e autuados os infratores, conforme as leis ambientais. Segundo Marcos Vieira, secretário de Meio Ambiente de Maracanaú, esta ação faz parte do programa “Lixo Zero, Saúde Mil”, que pretende redimensionar o panorama da limpeza no município, promovendo um monitoramento mais assíduo em relação aos pontos de lixo e intensificando a fiscalização sobre os infratores. (AF)

BOLETIM DA PREFEITURA 2011

MUNICÍPIO FOCARÁ PÚBLICO

FEMININO NO PRÉ-CARNAVAL

O Município está preparando o lançamento da Campanha de Carnaval DST/Aids, que tem como público alvo as mulheres, em virtude do crescimento dos casos da doença neste segmento. O objetivo é conscientizá-las sobre a gravidade e riscos, além de ressaltar a importância de exames, inclusive o de prevenção do câncer de cólo do útero e de mama. O evento contará com a parceria dos Programas Municipais de DST/Aids, Atenção à Saúde do Adolescente e dos Jovens - PROSAJ, Atenção à Saúde Sexual Reprodutiva, Saúde da Gestante e dos apoios da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Educação, Coordenadoria de Diversidade Sexual, Secretaria de Juventude e Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico. A Campanha terá início, no próximo dia 21, com desfile de blocos carnavalescos, e se estenderá até o dia 3 de março. (ST)

EXPORTAÇÕES DE MARACANAÚ

CRESCEM QUASE 15% EM 2010

As exportações de Maracanaú somaram US$ 147,9 milhões em 2010, registrando um crescimento de 14,5% em relação a 2009, quando o Município contabilizou vendas internacionais de US$ 129,1 milhões. Os dados estão no balanço anual do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. Os principais produtos enviados ao Exterior pelas empresas maracanauenses foram tecidos, couros, aparelhos de cozinha, móveis, gesso, granito e ceras. Os principais compradores dos produtos maracanauenses foram Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Itália, Peru, Equador, Paraguai, Vietnã e México. (OS)

MATRÍCULAS MUNICIPAIS SE

ENCERRAM NESTA SEXTA-FEIRA

O processo de matrícula na rede municipal de ensino prossegue até a próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro. Se o aluno for veterano, ele pode garantir a sua inscrição levando à escola três fotos 3x4, declaração da unidade de ensino e a certidão de nascimento. Os novatos devem levar todos esses documentos, com exceção da declaração. As aulas do 1° semestre deste ano começam no dia 15 de fevereiro. Mais informações sobre o processo de matrícula podem ser obtidas pelo telefone 3521.5677. (AF)

 
Subir