sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Trabalho de artesã maracanauense foi exibido no CE-TV 2ª edição - Flores nascem de garrafas de plástico

Flores nascem de garrafas de plástico



18/11/09


Flores nascem de garrafas de plástico! Margaridas, tulipas… um jardim de flores artificiais feito em casa mesmo. De cada garrafa pet, nasce uma espécie. A artesã, Hilda Maria Costa, dá a receita:


Primeiro, ela usa um solvente para tirar a cola deixada pelo rótulo da garrafa. Depois, corta: antes a parte de cima. Em seguida, faz um corte na lateral e separa a parte de baixo. Ela usa um molde para deixar o tamanho exato.


Como é uma tulipa, ela dobra as pétalas para cima. E para dar forma a flor, ela queima as laterais.


O furo é para prender a haste à flor. A pintura é com tinta PVA, própria para artesanato. Duas demãos. Depois de seca, passa verniz para impermeabilizar e dar brilho. A haste também é pintada e recebe um furinho. As duas partes são presas por um botão de metal, que, ao final também é pintado.


Com a mesma técnica, a artesã faz a folha. Prontas, as flores vão para jarros de barro e argila.


Hilda Maria nunca fez curso. Ela descobriu a arte com garrafas pet em revistas pela internet. Foi há três anos. De lá pra cá, ela não parou de produzir. Curso ela só precisou fazer depois para aprender a vender as peças. Hoje, o trabalho é uma fonte de renda.


Os jarros podem custar entre R$ 7 e R$ 22, dependendo do tamanho. Como é plástico, pode ser lavado. Nessa versão, em vez de poluir, o plástico pet vai dar beleza ao ambiente.


Fonte:TV Verdes Mares


--
Prefeitura de Maracanaú
Assessoria de Comunicação Social
Palácio do Jenipapeiro- Rua 1, s/n
Bairro: Novo Maracanaú
Fone:(85) 3521-5891, (85) 3521-5858
Fax: (85) 3521-5892

0 comentários:

 
Subir